top of page
iStock-1344731992.jpg
04.png

O Que Fazemos

A buildingSMART International (bSI) lidera a transformação digital no campo de AEC proporcionando melhor colaboração e fluxos de trabalho digitais através de padrões e soluções que provê ou certifica.

A bSI é responsável pela proposta de padrões internacionais de interoperabilidade aberta e neutra transcendendo as fases tradicionais de projeto e construção de ativos e que favorecem um ambiente digital abrangente para todo o ciclo de vida de um empreendimento de construção.

Os objetivos da comunidade da buildingSMART International são atingidos a partir de três programas principais: padrões, compliance e para usuários. (Para mais detalhes pode ser consultado o site da bSI: Standards, Compliance, and User).

 

Padrões e Serviços da bSI

Dentre os padrões internacionais estabelecidos pela buildingSMART está o IFC – Industry Foundation Classes (ISO 16739:2018), o padrão mais importante na área de interoperabilidade no setor da AEC.

Outro padrão é o BCF (BIM Collaboration Format) que permite diferentes aplicações BIM comunicarem entre si inconformidades entre os modelos BIM, aproveitando dados IFC previamente compartilhados entre os colaboradores do projeto, otimizando o fluxo de desenvolvimento de projetos por meio de colaboração.

 

Além destes, outros acrônimos fazem parte do amplo espectro de padrões, serviços e soluções da BSI, como o IDS (Information Delivery Specifications) como um documento interpretável por computador que define os requisitos de intercâmbio de informações, isto é, como objetos, classificações, materiais, propriedades e valores precisam ser entregues e intercambiados; e o openCDE como uma API padrão para compartilhamento de dados entre ambientes comuns de dados (CDEs). Como serviços a bSI vem oferecendo o bSDD (buildingSMART Data Dictionaries) e UCM (Use Case Management).

O bSDD é um serviço online que hospeda classes (termos) e propriedades, valores permitidos, unidades, traduções, relações entre eles, proporcionando um fluxo de trabalho padronizado para garantir a qualidade dos dados, consistência das informações e interoperabilidade.

E o UCM permite a captura, especificação e intercâmbio das melhores práticas e torna-as acessíveis a toda a indústria da construção. Ao longo de todo o processo de projeto, construção e operação, o requisito de troca de informações deve ser definido para cada caso de uso BIM, com base na metodologia IDM (Information Delivery Manual, outro padrão da bSI). A definição do fluxo de informações entre os participantes de um projeto permite o trabalho colaborativo e a troca de dados eficiente e sem erros.

LOGTIPOS BIM.jpg

Outros Programas da bSI

 

O programa de compliance oferece diretrizes e governança para certificação de software, de profissionais e de organizações mediante cursos de treinamento e testes.​​​

Certificação internacional de software

O programa de certificação de software buildingSMART ajuda os fornecedores de software a certificar seus aplicativos em relação aos benchmarks do setor para garantir que os padrões internacionais sejam implementados e usados em todo o mundo.

 

As certificações fornecem validação para trocas de dados Industry Foundation Classes (IFC) e BIM Collaboration Format (BCF), fluxos de trabalho digitais e qualidade de dados para garantir que o trabalho realizado na indústria de ativos construídos tenha a garantia e a qualidade certas para que os profissionais entreguem seu trabalho.

Certificação Profissional

Para certificação professional a buildingSMART Brasil trabalhará com os dois níveis do programa de certificação da bSI: Foundation e Practitioner:

 

  • O nível Foundation concentra-se na aprendizagem baseada no conhecimento, ministrada por meio de treinamentos padronizados, seguidos de um exame online. É a base para a certificação completa Practitioner.

  • Para os indivíduos mais experientes, o nível Practitioner oferece uma certificação abrangente e concentra-se na experiência prática com implementação de projetos na vida real.

Usuários

Quanto ao programa voltado a usuários, a bSI dá suporte a comunicação e a colaboração para toda sua comunidade global de associados, capítulos, parceiros e patrocinadores. Com recursos disponíveis na Internet, a bSI promove comunicação e divulgação de suas atividades e o corpo de conhecimentos acumulado pela instituição e seus participantes. Além disso, realiza eventos presenciais e online de forma regular.

A bSI suporta atividades para o avanço do openBIM® e a implementação de padrões com uma variedade de serviços incluindo sites de conteúdo técnico, documentação para desenvolvedores e grupos de suporte, o buildingSMART Data Dictionary  e métodos e procedimentos de trabalho, como o voltado à avaliação de maturidade BIM.

openBIM ®

Em sua essência, openBIM® é um processo colaborativo que é neutro em relação ao fornecedor. Os processos openBIM podem ser definidos como informações de projeto compartilháveis que suportam a colaboração contínua para todos os participantes do projeto. O openBIM® facilita a interoperabilidade para beneficiar projetos e ativos durante todo o seu ciclo de vida.

 

Ao aderir aos padrões e procedimentos de trabalho internacionais, o openBIM® amplia e dá profundidade ao uso do BIM, criando alinhamento e linguagem comuns. Aplicações técnicas desenvolvidas para openBIM® melhoram o gerenciamento de dados e eliminam fluxos de trabalho desconectados. Benchmarks de qualidade independentes garantem trocas de dados abertos confiáveis.

O openBIM® permite fluxos de trabalho digitais baseados em formatos neutros de fornecedor, como IFC, BCF, COBie, CityGML, gbXML dentre outros. O openBIM® permite um gêmeo digital acessível que fornece a base principal para uma estratégia de dados de longo prazo para ativos construídos. Isso proporciona maior sustentabilidade para os projetos e para uma gestão mais eficiente do ambiente construído.

 

Como sugestão, busque conhecer mais sobre esse conceito criado pela buildingSMART International em https://www.buildingsmart.org/about/openbim/openbim-definition/.

Imagem1.png
iStock-1164885334.jpg

Domínios

Uma forma de trabalho colaborativo da bSI são os “Domínios” organizados como grupos de especialistas que colaboram para a melhoria do ambiente construído por meio do desenvolvimento de soluções e padrões abertos.

Atualmente são dez Domínios com foco em áreas específicas que respondem a demandas da indústria em relação a problemas ou oportunidades a serem abordadas. Assim, projetos são iniciados e formalmente executados de acordo com um processo regulado pela bSI (bSI Process).

Cada domínio tem um corpo diretivo que gerencia o trabalho do grupo formado por especialistas representativos de cada segmento do domínio. Cada domínio desenvolve um roteiro estratégico orientado ao usuário que inclui projetos identificados no âmbito do programa do domínio de modo a beneficiar os respectivos setores.

Além de prosseguir os trabalhos com comunicação continua ao longo do ano, fóruns abertos acontecem nos buildingSMART Summits, realizados duas vezes por ano.  

  • Airport

  • Building

  • Construction

  • Electrical

  • Infrastructure

  • Maritime

  • Product

  • Railway

  • Regulatory

  • Technical

Quem se beneficia

Os programas da bSI realizam o desenvolvimento e utilização de padrões internacionais abertos, aplicações e boas práticas, treinamento e certificações, promovendo a absorção ampla do BIM por proprietários, projetistas de arquitetura e engenharia, construtores e operadores de ativos de construções (AECO/FM).

04.png
bottom of page